quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Midseason Card Report


Com metade dos jogos da temporada passados (50,4% na realidade, mas quem está contando?), chegou a hora de fazer um balanço do que foi o nosso time até agora.

>> Saudades de Tarvaris Jackson?
Uma grande celeuma se instalou em Minnesota quando a especulação da ida de Favre pro Vikings se tornava mais forte. Os torcedores do time ficaram divididos entre os que apoiariam Favre e "as viúvas" de T.J. Após 8 jogos de Favrelho, 7 vitórias, rating de 106.0 (atrás apenas de Drew Bress, que tem o rating de 106,1!), 16 TDs, apenas 3 interceptions (sendo duas, segundo os fans e repórteres locais, culpa dos receivers), decisão de dois jogos no fim - 49ers e ravens - e locker room presence ótimo. E agora, será que ainda tem alguém que ainda critica a vinda de Favre pra Minneapolis? Duvido muito.

>> Ele vale seu peso em ouro.
Por um histórico infame de trocas mal-sucedidas, toda blockbuster trade que o Vikings faz é seguida de uma grande interrogação: Será que eles irão quebrar a cara mais uma vez? Será que dessa vez dará certo? Com a troca de Jared Allen não foi diferente. Todavia, após um primeiro ano promissor, o Defensive End consolida-se na linha Puprle People Eaters 2 como o melhor em sua posição. Os GMs do Vikings, a propósito, vêm sido aplaudidos de pé de quatro anos pra cá nos quesitos Draft e Free Agency. Jared Allen caminha a passos largos essa temporada para o prêmio de jogador defensivo do ano e mostra que os picks que foram gastos em sua troca saíram barato: Ele vale seu peso em ouro.

>> Mas esse é o Vikings mesmo?!?
O que era o Minnesota Vikings para você, caro fã, de 4 anos pra cá? Defesa, defesa, defesa... e defesa! Ataque? onde? Esse ano a tônica mudou completamente: O que vemos agora é um time que pontua impressionantemente. O pífio ataque de anos anteriores conta agora com a explosão e precisão nas rotas de Sidnei Rice curado de suas lesões, Percy Harvin correndo literalmente para ganhar seu rookie of the year trophy, Adrian Peterson marcando quase a mesma quantidade de TDs que ele marcou na temporada passada inteira, Visante Shiancoe menosprezado como sempre mas sendo Top 5 dos TEs da liga em número de Touchdowns, Favre na sua melhor forma e uma linha ofensiva que vem aprendendo e melhorando jogo após jogo.
Por outro lado, a defesa que era intransponível pelo chão perdeu o posto que detinha há três anos seguidos, a secundária se mostra inexperiente e porosa e o time vem tomando mais pontos que o comum. Será que a saída de Darren Sharper é motivo pra tudo isso? De forma alguma! O que o ataque do ano passado fazia? Corria, corria, corria mais um pouco, pra variar às vezes corria... isso fazia com que o time tivesse muita posse de bola e a defesa entrasse SEMPRE descansada pra fazer seu serviço. Atualmente o time marca Touchdowns em 2 minutos e a defesa volta ainda sem estar 100%: Essa situação é absolutamente normal em qualquer time que seja grande pontuador. Se isso soa estranho pra você, é só analisar as melhores apresentações da defesa esse ano e verificar quanto tempo o ataque a manteve fora de campo descansando. SIM: O Vikings agora é um time de ataque. SIM: O Vikings vence assim. Então pra que preocupação?

>> Adrian Peterson down in the dumps?
Pode ser mera loucura da pessoa que vos fala, mas sinto que Adrian Peterson espera uma produção muito maior do que a que ele vem tendo. Sinto que ele está meio pra baixo por estar longe do seu objetivo pessoal de chegar a 2.000 jardas terrestres. Espero piamente que, com três jogos em casa, ele possa recuperar o brilho que lhe é peculiar e faça inúmeras big plays para recuperar o ânimo e ganhar umas posições na corrida para MVP.

>> Special teams being special.
Quem não teve vontade de quebrar a televisão (ou o monitor) ano passado assistingo Vikings @ Saints atire a primeira pedra. Nossos special teams permitiram 2 imensos retornos de R. Bush e um jogo ganho quase ia para o brejo. Esse não foi o único jogo que os special teams foram péssimos. Punts horríveis, times de retornos completamente improdutivos, times de kickoff e punt cedendo retornos constantemente. Esse ano, todavia, os special teams têm sido realmente especiais. Percy Harvin é um grande fator pra isso mas não foi só ele que fez que tudo mudasse. A mentalidade de treinar e aperfeiçoar essa área do time foi nítida no training camp e os frutos estão sendo colhidos agora. Football é um esporte em que um time se divide em três, como todo mundo sabe: Ataque, defesa e special team. Se UMA divisão dessas estiver mal, bye bye playoffs, bye bye títulos e sweeps nos adversários. Por isso a tamanha importância dada aqui na melhoria dos especialistas.

>> What about Brad Childress?
Quem diria! Childress está prestes a receber uma grande renovação de contrato e é o homem de confiança da família Wilf, detentora do time. Se eu concordo com isso? De maneira alguma! Playcalls ridículos, playbook razo e ineficaz, falta de atitude: eis pra mim o que é nosso Head Coach. "Mas o time está 7-1!" Com esse time, caro fã, até você que está lendo agora não faria algo tão diferente do que foi feito. Se não fosse a ousadia de Favre de fazer audibles (coisa que Childress VETA e sempre VETOU) sem a aquiescência de Childress, estaríamos no mínimo 5-3. A franquia vem sendo bem comandada, os GMs vÊm dando um banho de competência nos drafts, nas aquisições na free agency MAS... quando o assunto é Head Coach, eles pisam na bola, terrivelmente. Esse time na mão de um Head Coach do quilate de um Mike Tomlin conseguiria ser muito melhor do que já é.

>>E daqui pra frente?
Daqui pra frente, creio que o Vikings perca no máximo mais dois jogos da temporada regular, vá como seed 2 para os playoffs, pegue no primeiro jogo de playoffs ou o Falcons ou Eagles, ganhe por um TD de diferença e faça a final da conferência no dome de New Orleans. Daí em diante tudo pode acontecer.

3 comentários:

Thiéres Rabelo disse...

Excelente texto, André! Parabéns!

Eu também acredito que o Vikings vença, pelo menos, 13, mas não duvido de 14 ou 15 e 1st seed.

Abraços!

André Negromonte disse...

Obrigado! Em tempo, desculpas pelo grande tempo sem postagem. Monografia de fim de curso suga a alma da pessoa.

João Holden disse...

Boa André, parabéns! E se não ganhar SB esse ano, não ganha mais nunca...

Grupo do Vikings no facebook!

Grupo do Vikings no facebook!
Participe conosco do maior grupo brasileiro sobre o Vikings no facebook.